viseu patrimonio

Investigação Aplicada

#1 [MsC - 2016]

“A Importância da Caracterização Construtiva e do Estado de Conservação na Sustentabilidade das Ações de Reabilitação: um caso de estudo no Centro Histórico de Viseu”

Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil. Universidade de Coimbra, Portugal
Autoria: Catarina Pinto Mouraz 
Orientação Científica: Prof. Doutor Raimundo Mendes da Silva (UC); Prof. Doutora Isabel Torres (UC) 

O conhecimento detalhado de soluções construtivas de qualquer conjunto edificado e o registo exaustivo dos seus constituintes deve constituir sempre a fase inicial de qualquer processo de intervenção. Este estudo, aliado a uma análise do estado de conservação dos edifícios, constituirá uma sólida base para a fase de diagnóstico preliminar requerida em qualquer projeto de reabilitação, que deve atentar não só no edifício, mas também na sua envolvente, sobretudo em zonas históricas, onde assume maior destaque a preservação do património urbano.

Os atuais desafios da sustentabilidade da construção não podem ser esquecidos nestes processos de reabilitação do edificado. No entanto, com frequência, são considerados incompatíveis ou de difícil conciliação com os princípios de salvaguarda e valorização patrimonial. Esta dificuldade pode ser progressivamente ultrapassada com uma análise integrada das soluções de reabilitação e com um conhecimento detalhado do edificado existente. Assim, a sustentabilidade associada a estes projetos advirá deste conhecimento técnico das tipologias construtivas do tecido edificado, mas também da integração legal que pauta a organização territorial urbana, conduzindo à procura de soluções mais favoráveis em termos ambientais, sociais e económicos.

Neste contexto, pretende-se no âmbito desta tese proceder a uma caracterização construtiva de três quarteirões localizados no Centro Histórico da cidade de Viseu e ao estudo do seu estado de conservação. Inicialmente será feita um enquadramento legal nos instrumentos de gestão e planos estratégicos a ter em conta, bem como um comentário crítico à sua aplicabilidade ao caso de estudo.

O trabalho conclui-se pela proposta e aplicação de um modelo exploratório de avaliação integrada das ações de reabilitação, permitindo comparar, de forma qualitativa e holística, o seu desempenho segundo diferentes pontos de vista: as preocupações regulamentares locais, a sustentabilidade e a preservação patrimonial, que permita aos técnicos e decisores opções mais informadas e adotadas a cada contexto local.

 

Citar como:             

Mouraz, C. P. (2016). “A Importância da Caracterização Construtiva e do Estado de Conservação na Sustentabilidade das Ações de Reabilitação: um caso de estudo no Centro Histórico de Viseu”. Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil. Universidade de Coimbra, Portugal.

 

#2 [Conf. Nacional - 2017]

“Medição in-situ e simulação numérica da resistência térmica de paredes” 

Congresso da Reabilitação do Património (CREPAT). Universidade de Aveiro, Portugal 
Autoria: Ricardo Almeida (IPV/UP); António Raimundo Mendes da Silva (UC); Romeu Vicente (UA); Ana Ramos (IPCB/UC); Carlos Sá (IPV) 

O exercício de compatibilização entre as preocupações relacionadas com a preservação da identidade patrimonial dos edifícios e as atuais exigências de conforto e eficiência energética é um dos maiores desafios atuais da comunidade técnica ao qual é necessário dar uma resposta estratégica, técnica e financeira adequada na conceção. Nesse sentido, a primeira preocupação, como premissa do exercício referido deve centrar-se na correta identificação e caracterização do edificado existente. No domínio do conforto e da eficiência energética, a resistência térmica da envolvente externa e interna é um dos parâmetros mais relevantes na caracterização dos elementos construtivos. Este trabalho apresenta uma metodologia para a medição in-situ da resistência térmica, baseada no procedimento descrito na norma ISO 9869. A metodologia foi testada numa campanha de ensaios realizados numa parede de tabique de um edifício do centro histórico de Viseu. Paralelamente, o caso de estudo foi modelado com recurso a um programa de elementos finitos para simulação transiente do fenómeno de transferência de calor. Os resultados da simulação foram comparados com os resultados experimentais obtidos.

 

Citar como:              

Almeida, R.M.S.F; Silva, A.J.R.M.; Vicente, R.; Ramos, A.; Sá, C.(2017). “Medição in-situ e simulação numérica da resistência térmica de paredes”. Congresso da Reabilitação do Património (CREPAT). Universidade de Aveiro, Portugal.

http://www.ua.pt/crepat/page/21800      

#3 [Conf. Internacional - 2017]

“Model for and integrated evaluation of rehabilitation actions: an approach to a group of buildings of the beginning of the 20th century” 

Energy for Sustainability International Conference 2017 - Designing Cities & Communities for the Future. Funchal, Portugal 
Autoria: Catarina Pinto Mouraz (UC); Raimundo Mendes da Silva (UC); Ana Ramos (IPCB/UC); António Bettencourt (UC) 

The current challenges of sustainable construction are frequently deemed incompatible or hardly reconcilable with the basic principles of heritage safeguarding and conservation. This issue may gradually be surpassed with a thorough integrated analysis of the rehabilitation solutions and a detailed knowledge of the existing building. This paper presents the application of an exploratory model for an integrated evaluation of rehabilitation actions according to different perspectives, such as local regulatory demands as well as sustainable heritage preservation concerns. The design of this approach was based on a constructive characterization and conservation state analysis of three city blocks located in the Historical Centre of the city of Viseu, in Portugal. The main goal was to create a tool that allows the evaluation of rehabilitation solutions according to different criteria, allowing a holistic comparison of its performance. This will allow technicians and decision-makers to perform more informed judgements, contributing to define a more global and sustainable renovation process.

 

Citar como:          

Mouraz, C.; Silva, A.J. R.M.; Ramos, A.F.; Bettencourt, A.A  (2017). “Model for and integrated evaluation of rehabilitation actions: an approach to a group of buildings of the beginning of the 20th century”. Energy for Sustainability International Conference 2017 - Designing Cities & Communities for the Future. Funchal, Portugal.

http://www.efs2017.uc.pt/index.php?module=sec&id=438&f=1     

#4 [MsC - 2017]

“Avaliação da sustentabilidade em ações de reabilitação de edifícios em núcleos urbanos antigos (caso de estudo em Viseu)”

Dissertação de Mestrado em Reabilitação de Edifícios. Universidade de Coimbra, Portugal
Autoria: Cláudia Peres de Almeida 
Orientação Científica: Prof. Doutora Ana Ramos (IPCB/UC); Prof. Doutor Raimundo Mendes da Silva (UC) 

É essencial que a sociedade entenda a importância de um desenvolvimento sustentável e que isso implica a alteração dos seus padrões de vida, a diminuição e futura extinção das diferenças existentes entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, a necessidade de redução do consumo de recursos e das emissões, do aumento da reciclagem e do reaproveitamento de resíduos gerados, da diminuição das diferenças sociais e da adoção de políticas de gestão que promovam a sustentabilidade.

Neste trabalho foi realizada a análise de um modelo académico, ponto de partida do mesmo, e de dois sistemas de avaliação da sustentabilidade, comparando-os de modo a aferir ajustes e atualizações ao primeiro. Posteriormente, o modelo foi cruzado com o que são as atuais políticas europeias e nacionais de reabilitação e regeneração urbana, analisando qual o seu contributo para a sustentabilidade, de modo a definir critérios de avaliação, com o objetivo de criar uma Ficha Simplificada de Avaliação da Sustentabilidade em núcleos urbanos antigos, que possa ser uma ferramenta útil, de fácil utilização por todos os intervenientes no processo e ajustada à realidade destas áreas. Esta ficha foca-se no edificado e permite a avaliação de cada intervenção em cinco grandes áreas: Água, Energia, Materiais, Ambiente Exterior e Cultural, Económica e Social. Em cada uma destas áreas existem critérios, indicadores de medida e níveis de avaliação, ajustados ao que é o contexto dos núcleos urbanos antigos, com a sua estrutura urbana, o património edificado e as suas condicionantes.

A aplicação desta Ficha Simplificada permite aferir o impacto das soluções, sistemas e técnicas adotados no processo de projeto, através dos critérios estabelecidos, com o objetivo de melhorar o desempenho ambiental, social e económico, contribuindo para um ambiente construído mais sustentável.

 

Citar como:             

Almeida, C. M. N. P. (2017). “Avaliação da sustentabilidade em ações de reabilitação de edifícios em núcleos urbanos antigos (caso de estudo em Viseu)”. Dissertação de Mestrado em Reabilitação de Edifícios. Universidade de Coimbra, Portugal.